País: Finlândia
Gênero: Black Metal
Formação: 1999
O que você pensa quando ouve falar em "Black Metal"? No satanismo presente nesse estilo? Na música extremamente pesada e, ao mesmo tempo, melancólica? Na melancolia, misantropia, no isolamento? Nos rituais satânicos? Pois bem, é exatamente desses temas que a Sargeist trata.
Sargeist é a junção de duas palavras alemãs: sarg (caixão) e geist (espírito). A banda foi formada em 1999, como um projeto solo do guitarrista Shatraug, um dos músicos de Black Metal mais aclamados no gênero pois, além de formar esta incrível banda, ele toca com outras bandas e projetos excelentes de Black Metal como Behexen, Horna, Necrolust e etc. A primeira demo da banda (Nockmaar, 1999) foi feita inteiramente por Shatraug: guitarras, baixo, bateria vocal...tudo feito por ele. Dois anos mais tarde, essa demo é relançada com algumas músicas adicionais e, a terceira demo, "Tyranny Returns", lançada no mesmo ano, contou com a primeira formação da banda: Shatraug na guitarra e nos vocais, Gorsedd Marter no baixo e Makha Karn na bateria.
Pode-se dizer que a terceira demo foi o primeiro material "pra valer" da banda, mas em 2002, no lançamento de um split com a banda Merrimack, a formação mudou drasticamente. Os vocais ficaram por conta do excelente vocalista Hoath Torog, que canta em várias outras bandas de Black Metal. A bateria ficou por conta de Horns e Shatraug se concentrou na guitarra e no baixo. Estava feita a formação principal da banda.
O formador e guitarrista da banda, Shatraug |
2003 foi o ano em que o primeiro álbum da banda finalmente saiu, o clássico "Satanic Black Devotion". Sem dúvidas, é um dos melhores álbuns de Black Metal já criados. A atmosfera fica em evidência, sem deixar de lado o som extremo do Black Metal. Aliás, o gênero, em seu som, é isso: uma música criando uma atmosfera. O álbum já mostra um aspecto que poucas bandas do gênero possuem: a capacidade de criar melancolia e sons depressivos no turbilhão de tormentos do Black Metal. A Sargeist deixa isso em evidência desde sua demo de 2001, a Tyranny Returns.
Desde seu álbum de lançamento, a banda vem participando de coletâneas de bandas da Escandinávia e splits com outras bandas de Black Metal. Em 2005, sai o segundo álbum, "Disciple of the Heinous Path", que segue a atmosfera e a melancolia do primeiro álbum, só que dessa vez com músicas mais lentas ao invés do habitual ritmo acelerado da banda.
As letras da banda falam muito sobre a misantropia e o isolamento. A entidade, o "espírito do caixão" que carrega o nome da banda ganha vida nas letras como uma criatura solitária, que está insatisfeita com o mundo e que blasfema o nome de entidades cristãs. Em seus shows, as cruzes invertidas e o "sangue" no corpo dos membros são sempre obrigatórios.
Nos álbuns, splits e coletâneas posteriores, a banda seguiu a mesma fórmula, e contratou o baixista Vainaja em 2009, adicionando mais peso e ótimas bases no som. Em suma, Sargeist é uma banda de Black Metal bem diferente de várias que existem por aí, que só se preocupam em mostrar brutalidade e não em passar um sentimento através da música. Sargeist faz você entender o porquê do Black Metal ser um gênero enfeitiçador: quem gosta, nunca consegue parar de gostar. E isso graças a bandas como essa, que fazem esse gênero valer a pena.
O vocalista, Torog |
Discografia
A discografia da banda é composta, até o momento, de:
4 LPs
2 EPs
2 Coletâneas
2 Demos
6 Splits
2001 - Nockmaar/Heralding Breath of Pestilence (união das duas primeiras demos) (Demo)
01 - Swords and Fire
02 - Heralding Breath of Pestilence
03 - Nockmaar
04 - Swords and Fire
05 - Heralding Breath of Pestilence
06 - Outro