Viper, uma das bandas mais conhecidas do cenário do metal brasileiro. Banda formada em São Paulo, Brasil (Meio óbvio isso), em 1985. Fazendo um som um tanto misto, porém classificada por muitos como Power Metal, devido sua sonoridade característica do gênero.
A formação inicial da banda contou com os seguintes membros:
- André Matos [Vocal]
- Pit Passarell [Baixo]
- Yves Passarel [Guitarra]
- Felipe Machado [Guitarra]
- Cássio Audi [Bateria]
Dois fatos rápidos sobre a banda:
- Viper é uma das milhares que tiveram participação do André Matos;
- Muda mais de integrantes do que criança troca figurinha.
Banda que costuma ser idolatrada pelos chupa rola de BR... Sim, não existe apenas “chupa rola de gringo” (Como diz o Edu Falaschi). Amada pelo seu coleguinha que paga de patriota e se diz fã da música e de tudo que é do Brasil, mas não sabe citar mais de 3 bandas daqui.
A banda no início da carreira fez diversos covers, são alguns deles: "Breaking the Law" do Judas Priest, "Run to the Hills" do Iron Maiden e "We Will Rock You" do Queen. Além desses covers, a banda fez um para provar que o Metal pode sim misturar-se com elementos de outros gêneros ao gravar "Não Quero Dinheiro" do grande Tim Maia.
Segundo fontes, André Mattos saiu da banda devido sua ocupação com sua faculdade de música, dizem também que entre ele e o restante da banda havia divergências musicais e que isso teria contribuído para sua saída. Nesse momento, a banda troca de vocalista e logo lança o álbum “Evolution”, sai a uma turnê no Japão, e consequentemente lança o álbum ao vivo “Maniacs In Japan”.
Em 2005 a banda lança um DVD, o “Living For the Night – 20 Years of Viper” (nem preciso falar o que esse DVD celebra, né?), contendo imagens e vídeos de toda a carreira da banda, o que parece ser bastante curioso já que podemos ver as mudanças ocorridas ao longo da banda.
A banda já fez abertura dos shows do Kiss em São Paulo e Rio de Janeiro, e também já participou do Rock In Rio (em 2013).
Resumo da bagunça da carreira da banda: Entra integrante> grava álbum> sai integrante> entra integrante> grava álbum> em 2009 pausa> os membros passam a se dedicar mais à suas outras profissões, projetos pessoais e outras bandas> a Viper fica parada.
André Matos volta à banda em 2012, quando a Viper decide realizar uma turnê comemorando os 25 anos do álbum “Soldiers of Sunrise”. Nesse momento já havia 22 anos que André teria saído da banda.
Fontes (Acesso em 27/2/15):
Projeto SP Metal [1985] [Demo]
01. Night of Demon [Demon cover]
02. Signs of the Night
03. Nightmares
04. Countess Bathory [Venom cover]
05. Power and the Glory [Saxon cover]
06. Breaking the Law [Judas Priest cover]
07. Run to the Hills [Iron Maiden cover]
08. The Whipper